sexta-feira, 24 de abril de 2015

Pensamento do dia - Tales de Mileto

Tales de Mileto era um cara foda mesmo. Revolucionou a Mãe Grécia há cinco séculos antes de Cristo. O cara descobriu que a principal lei da existência era a Dialética, que, treze séculos depois, vieram atribuir a caras como Hegel. Ontem, durante a leitura de meu manual de filosofia do ensino médio, uma das minhas estratégias para pegar no sono (a outra é tomar uma banho quente e uma tijela de mingau Cremogema), colhi algumas frases, já pensando em alimentar hoje este blog com algumas pitadas de erudição. Ei-las:

"A mesma coisa são o vivo e o morto, o desperto e o adormecido, o jovem e o velho: estes, de fato, mudando, tornam-se aqueles, e aqueles, mudando, por sua vez se transformam nestes.


As coisas frias esquentam, as quentes esfriam;o que é úmido seca, o que é árido, umedece-se.

A harmonia escondida vale mais do que aquela que aparece.


O caminho em subida e em descida é um só e o mesmo.

Aquilo que está em oposição se concilia; das coisas diferentes nasce a mais bela harmonia e tudo é criado pelos contrários.

Tudo é um.".

Nossa, uma lição que se pode aprender durante toda uma vida.

Helenilson e o tiro pela culatra II

Na política, como em qualquer ramo de atividade, nem sempre as coisas seguem um rumo plausível. Até hoje muitos analistas se questionam sobre a preferência insistente do governador pelo vice Helenilson Pontes ao Senado, a ponto de botar pra escanteio o candidato natural dos tucanos, Mário Couto.

Só que o tiro, como todos vimos, saiu pela culatra. Mas será que Macaquito Simão, ao avançar na idade, herdará a mesma teimosia do seu antigo guru e padrinho político, o finado dr. Almir, insistindo em estratégias falidas?

Que teimosia? Essa de insistir em colocar HP nos mais altos posto de comando tucano.... Afinal é desconfiável a intenção, ainda que velada, de Macaquito de eleger o atual secretário de Educação como seu sucessor. Ninguém daria uma das duas principais secretarias assim de bandeja a um candidato derrotado, que nem tucano de sangue azul é. Mas Macaquito o fez, e com a carta branca que HP não se fez de rogado em usar.

CULATRA - O problema é que esqueceram de avisar a Helenilson que, se ele queria usar a Seduc como uma rampa ao palácio vizinho, devia primeiro combinar com os russos, no caso a categoria dos professores. Afinal, a queda de braço que HP está promovendo com o sindicato e sua categoria em torno de uma redução salarial absurda em nada vai ajudá-lo em seu propósito de ocupar daqui a quatro anos o tão sonhado lugar do chefe.

DICA - Ser mal falado todos os dias por mais de vinte mil professores em quase todas as salas de aula públicas do Estado incomoda qualquer um. Afinal, política não se faz apenas com uma boa pinta, fama de austeridade e apadrinhamento político do chefe. Se fizesse HP não teria terminado a eleição em quarto lugar. Tem que saber se dar bem com os de cima e com os de baixo. Fica a dica.

Rapidinhas do Dia...


Na real
A cada dia que passa as novelas da Globo aproximam-se um pouco mais da realidade. Antigamente, para sair como uma profissional do sexo, um personagem figurão não desembolsava menos que R$ 10 mil. É quanto recebia por saída a personagem Capitu vivida pela Geovana Antonelli, não sei lá em qual novela. Depois, baixou pra 900; agora tá rolando por 500. Daqui a pouco as acompanhantes das novelas tão indo fazer ploc lá no Vintão, visitado algumas vezes pela Bruna Surfistinha.

Michê
E por falar em novela da Globo, é hilário ver o personagem do Bruno Gagliasso ir apaixonando-se aos pouco (se é que é verdade) pela mocinha da novela. Só nos confirma aquela velha máxima de Tim Maia “Este país não pode dar certo. Aqui prostituta se apaixona, cafetão tem ciúme, traficante se vicia e pobre é de direita”.

Quer que eu desenhe?
Essa aqui foi retirada do Portal ORM News de hoje, como exemplo de manchete, ou escrita às pressas, ou sintoma de falta de criatividade, ou os dois, ou coisa pior, "ou não", como diria Caetano. "Atacante Rony e empresário explicam saída para o Cruzeiro (MG)". Ainda precisa ler o texto? Não precisava nem ler a manchete, né?

Gordo do Aurá

Após passar tanto tempo sem internet, só agora fui checar a informação de que o vereador de Ananindeua, Gordo do Aurá, faz parte da Comissão de Segurança e Prevenção ao Tráfico de Entorpecentes e Drogas Afins... E não é que é verdade mesmo?! Tá tudo AQUI. Ei, e disque o Wladimir Costa também é membro do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, lá em Brasília?! Realmente o Pará está compatível com o padrão nacional, em se tratando de bom aproveitamento dos resíduos políticos.

Fui... se der eu volto.

Baile à fantasia

Booo. Pensei que era um baile à fantasia e essa era a Morticia Addams; mas não, é a festa dos 50 anos da Globo, e esta é a global Danielle Winits, num look, digamos, infeliz. Confira aqui.

CHARGE DO DIA - Aroeira


quinta-feira, 23 de abril de 2015

ENQUETE - Qual a repórter mais gata da TV paraense?

X

Vote na enquete ao lado.

A foto do dia

Esssa Mucurinha está jururu, porque foi abandonada por seus familiares, tadinha...

Rapidinhas do dia...


Mais fundo
É isso mesmo, eu pensei que a presidente Dilma ia vetar, mas não, não; ela sancionou a emenda ao Orçamento de 2015 que aumentou de 289 para 867 milhões as verbas do Fundo Partidário, dinheiro repassado aos partidos para os políticos fazerem política. Depois ela vai pra televisão choramingar dizendo que tem que fazer ajuste por que o governo não tem dinheiro, que tem que aumentar imposto, energia, gasolina, retirar direitos trabalhistas, etc. Na verdade Dilma está indo mais fundo em sua amizade com quem realmente lhe mantém no poder, por que se dependesse do povo, já era.

De menor
A proposta de redução da maioridade penal acabou de ser aprovada na CCJ da Câmara dos Deputados. A julgar pela agilidade da "bancada da bala" na pré-aprovação da emenda, os de menor que se preparem para enfrentar os rigores da lei e das prisões brasileiras. O engraçado foi quando o repórter Caco Barcellos refutou um dos principais argumentos alegado por um dos "baleiros", o de que os adolescentes menores são responsáveis pela maior dos crimes de maior potencial ofensivo ocorrido no país. Perguntado, um dos deputados da bala alegou que girava em torno de 65%, enquanto a reportagem do Profissão Repórter esclareceu que girava em torno de menos de 1%. Vai estudar, deputado Silas Freira (PR-PI).

Pagãos assumidos e não assumidos 
Enquanto a Globo defende em suas novelas bandeiras consideradas laicas e pagãs, como casamento gay, estado laico, liberdade de pensamento, a Record fortalece em seus folhetins a temática religiosa, como ocorre com Os Dez Mandamentos. Mas é só mesmo nas novelas, porque no resto da programação a "sem-vergonhice" é a mesma; é só assistir a programas como Legendários, Gugu e Sabrina, pra ver que o Bispo também gosta de faturar em cima da indústria semipornográfica e do besteirol.



A charge do dia - Jader


Célia, tira o pirulito

A TV Record Belém é tão boa de slogan quanto o é de jornalismo. Aliás, de originalidade não tem nada, afinal sua programação jornalística é tudo um "cola e copia" da fórmula já desgastada da matriz paulista, cujo mentor é o biografista oficial do "bispo" Edir Macedo, Douglas Tavolaro.

O mais novo slogan da filial paraense é Aberta para o Novo. Imagino que novidade nesse caso foi a ressurreição da ex-apresentadora e ex-diretora do "veterano" Barra Pesada, da RBA, esse, sim, novidade na época em que nosso jornalismo local começou a mergulhar nessa onda podre de sensacionalismo-populista-justiceiro-carniceiro, que muito deve à nova contratada da Record.

Mas o que mudou de lá para cá é que a Protetora da Comunidade, apelido de Célia Pinho na nova casa, além de não contar mais com o charme e a performance que contava na época do Chicote da Comunidade, tem parecido bastante ridícula diante da tela, com uma dicção (não sei se é de propósito) muito estranha que até parece que está com um pirulito na boca durante as "reportagens-denúncias".

Portanto, sem aprofundar-me nos méritos do "jornalismo verdade" praticado pela colega, apenas deixo aqui o conselho, a título de estética: Célia, tira o pirulito da boca, tira!

Monstros do Rock apresentam-se no próximo fim de semana

Junte os principais os estereótipos relacionados ao heavy metal: roupas de couro, caras de mau, letras sobre guerreiros, tom épico nas canções, sentimento de perseguição, heroísmo e, acima de tudo, muito barulho. Misture tudo isso com o visual das histórias de Conan, o Bárbaro, com músculos à mostra e poses de luta. Adicione uma forte pitada de paixão quase religiosa nos fãs: o resultado é a banda mais controversa da história do rock pesado, o Manowar.

Mais aqui.


Veja aqui a programação completa do Monsters of Rock, que começa no próximo final de semana.

terça-feira, 14 de abril de 2015

PROFESSORES: Governo reduz salário e mente à população

Até quando o Grupo Liberal vai ajudar o governo Jatene a enganar
a população, omitindo da sociedade que os principais motivos da greve não são o não pagamento do piso nacional (que até agora ficou só na promessa) e a não reforma das escolas, mas sim o C O R T E  na Carga Horária e consequentemente no SALÁRIO dos professores, que com isso vão perder até 2.000 mil reais por mês???? Por que os repórteres dos veículos dessa Organização não revelam essa verdade ao povo: que SEUS ALIADOS TUCANOS METERAM A MÃO NO BOLSO DOS PROFESSORES, retirando direitos - como as aulas suplementares - que ajudam a compor a remuneração dos mestres há 20, 30 anos???
DESEMBARGADORES paraenses, nos respondam: as CONSTITUIÇÕES federal e estadual permitem a retirada de direitos, e o pior, a REDUÇÃO SALARIAL???
Procurem todos se informar antes de julgar a categoria que mais batalha no dia-a-dia pelo futuro desse país, diariamente assaltados por políticos de quase todos os partidos, que continuam livres, muitas vezes, com apoio da Justiça.

Multadores no motel

Esse funcionário do Detran estava com tanta grana das multas, que resolveu gastar um pouco no motel Mimus, no bairro da Sacramenta, em Belém. Devia ter ganhado algum "mimo" de algum inadimplente.


Ex-governadores paraenses perdem "aposentadorias"

Fim da mamata para ex-governadores paraenses e suas esposas, que recebiam aposentadorias no valor de R$ 30 mil mensais por até dois anos de trabalho. E o salário dos professores, ó. Veja no Bom Dia Brasil de hoje.