quarta-feira, 24 de junho de 2020

Úrsula candidatíssima

Quem ainda tinha alguma dúvida sobre a candidatura da atual secretária estadual de Cultura, Úrsula Vidal, agora já pode ter certeza.


Úrsula não só anunciou recentemente sua filiação ao partido do ex-tucano Álvaro Dias, senador e ex-candidato à Presidência nas últimas eleições, Podemos, aliás uma virada de 180 graus para quem até agora só tinha passado por partidos de centro-esquerda, como PPS, Rede e PSOL, de onde teve que retirar-se para assumir a pasta estadual da Cultura.

Ela agora vem posando oficialmente de candidata, fechadíssima com o governador Helder Barbalho rumo às eleições municipais, inclusive participando da inauguração de obras estranhas à sua área, como no caso do programa "Asfalto Por Todo o Pará" no município de Belém.

Úrsula com o governador em Icoaraci, hoje, inaugurando obras do programa Asfalto por Todo o Pará. (Divulgação-Facebook).
Ainda não vou fazer aqui uma análise minuciosa do cenário pré-eleitoral em Belém, mas adianto que isso não é nada bom para o ex-prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL), o qual, num cenário de polarização direita x esquerda, e com um antipetismo jamais imaginado (graças à campanha que culminou com o golpe de 2016), pode perder sua vaga no segundo turno, caso Zenaldo repita sua "estratégia" eleitoral da última eleição e consiga contar com o sentimento antiesquerda fortalecido e disseminado com a eleição de Bolsonaro. Mesmo que o candidato seja o Jatene.

Digo isso porque uma boa imagem Úrsula sempre teve; a questão é que essa imagem nunca foi potencializada por uma boa estrutura partidária ou uma boa máquina administrativa. Pois isso agora é não é mais problema. Como diz o ditado, está com a faca e o queijo na mão.

Uma coisa é certa, a fórmula que vale para o Estado não é necessariamente a mesma que vale para a capital. Aqui,  grande parte do eleitorado tende a ser mais crítica com as escolhas do seu candidato e voto de opinião pode ter um papel decisivo, às vezes até superando a potência das máquinas.

Dito isso, o que poderá definir a fatura aqui é: até que ponto o apoio do governador Helder Barbalho será decisivo para galvanizar a candidatura de sua secretária?

Dependerá muito da intensidade dos ataques vindos do Planalto que Helder será capaz de suportar. Esta é uma variável nova que não pode ser descartada.

Enquanto isso, passaremos a conviver bem mais com o rostinho simpático e o timbre inebriante da eterna "voz do fantástico", Úrsula Vidal.


Úrsula no lançamento do programa Asfalto por Todo o Pará, em 22-06, obra no valor de R$ 600 milhões. (Alex Ribeiro-Agência Pará).



Nenhum comentário:

Postar um comentário