segunda-feira, 15 de junho de 2020

Combatendo o racismo com racionalidade


Primeiro lugar entre os mais vendidos na lista de Veja da semana, este livro chega ao leitor em um momento em que o debate sobre o racismo atinge um momento decisivo para a tomada de políticas públicas antirracistas mais efetivas e ostensivas, que reprimam e punam de fato ataques movidos pelo ódio ou menosprezo racial. A autora é uma das militantes intelectuais mais ativas na grande mídia e começa a receber apoio também de personalidades mais célebres nas redes sociais.


Segundo release promocional, "neste pequeno manual, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. Em onze capítulos curtos e contundentes, a autora apresenta caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas".



Foto: Marcos Alves / Agência O Globo.
"Conforme a autora, já há muitos anos se solidifica a percepção de que o racismo está arraigado em nossa sociedade, criando desigualdades e abismos sociais: trata-se de um sistema de opressão que nega direitos, e não um simples ato de vontade de um sujeito. Reconhecer as raízes e o impacto do racismo pode ser paralisante. Afinal, como enfrentar um monstro desse tamanho? Djamila Ribeiro argumenta que a prática antirracista é urgente e se dá nas atitudes mais cotidianas. E mais ainda: é uma luta de todas e todos".

Uma excelente leitura pra quem quer combater o racismo, além de faixas e frases de efeitos, com argumentos lógicos, filosóficos, científicos e éticos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário