domingo, 21 de junho de 2020

Dica musical: Levante o astral ouvindo um pouco de trance

Pode não parecer, mas eu sou um cara muito eclético. Digo isto por que muita gente me identifica como roqueiro. Só que não, eu já fui bem mais "roqueiro" do que sou hoje.

Atualmente, eu sou de iniciar o dia ouvindo Roberto Carlos, almoçar escutando MPB, passar a tarde trabalhando ouvindo Enya, iniciar a noite ouvindo heavy metal e ficar até tarde estudando ao som de jazz ou música clássica.

Um dos estilos que tenho conhecido ultimamente é o trance, um tipo de música eletrônica voltado para a psicodelia e o inconsciente. Tenho gostado especialmente sob dois aspectos: primeiro, é uma música que me eleva o astral, me joga pra cima, reforça a minha disposição para atividades físicas. Segundo, é uma música que também me ajuda na concentração para tarefas mais intelectuais, como escrever, estudar ou trabalhar.

Portanto, queria apresentar pra vocês um pouco desse estilo musical que tem feito parte da minha rotina nos últimos anos, junto com outros gêneros como falei lá em cima.

O trance é uma vertente da música eletrônica que emergiu no início da década de 1990. O gênero é caracterizado pelo tempo entre 125 e 190 bpm, apresentando partes melódicas de sintetizador e uma forma musical progressiva durante a composição, seja de forma crescente ou apresentando quebras.

A tradução literal do termo trance para português é transe. O nome foi recebido devido às batidas repetitivas e pelas melodias progressivas características, que levam o ouvinte a um estado de transe, de libertação espiritual, enquanto ouve.

Pra quem quer conhecer um pouco mais desse estilo muito estigmatizado como música de maconheiro e ou de playboy  (o que é puro mito, pois há usuários de drogas para todos os gêneros musicais), deixo aqui três vídeos, um com uma breve história da música trance, outro com uma música de um dos maiores nomes do trance da atualidade, a dupla israelense Vini Vici, e o último um hit de um dos precursores da música trance atual, Robert Miles, meu preferido, já que é da minha época.

Espero que curtam.





Quer conhecer um pouco mais sobre trance, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário